-
Início
-
Serviços
-
Desporto
-
Projetos Europeus
- Go Out and Live
Go Out and Live
As organizações mundiais mas também as investigações europeias salientam que a esperança média de vida está em constante crescimento e em 2030 será alargada para 90 anos. Ao mesmo tempo, indicam uma elevada percentagem de problemas de saúde na taxa de mortalidade. É importante criar condições conducentes à manutenção da mais alta qualidade de vida possível das pessoas, especialmente dos idosos. Com base em estatísticas, inquéritos, observações e entrevistas, os parceiros prepararam o projeto, cujo principal objetivo é enriquecer os padrões dos serviços de cuidados aos idosos, desenvolvendo recomendações para métodos eficazes de motivar os idosos a levar um estilo de vida ativo e saudável.
O projeto centra-se na educação das pessoas que cuidam de idosos para lhes proporcionar os melhores métodos de trabalho, mas também no intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da ativação e implementação de atitudes pró-saúde entre os idosos.
Os participantes diretos do projeto foram 24 pessoas: educadores (formadores desportivos, professores, assistentes sociais, funcionários da câmara municipal, nutricionistas) que trabalham diariamente com idosos e equipa de gestão de cada organização parceira. Gestores (gestores de projeto, gestores financeiros, pessoal administrativo e coordenadores de políticas para seniores) - 12 pessoas - que tinham grandes conhecimentos em gestão de projetos internacionais, bem como em cuidados abrangentes a seniores. O grupo final, indireto, foi constituído por intervenientes locais e seniores com mais de 60 anos que tiveram oportunidade de participar nas atividades do projeto, de partilhar os seus amplos conhecimentos e experiências, mas que antes de mais beneficiaram dos resultados do projeto.
As principais atividades do projeto foram:
- 3 reuniões transnacionais do projeto,
- 15 reuniões dos Comités Consultivos Locais (3 reuniões organizadas por cada parceiro) para estabelecer novos contactos com representantes da comunidade de seniores e conhecer as opiniões e necessidades dos seniores,
- Guia de boas práticas (ENG, PL, PT, SE, RO, SL) - recomendações no campo dos cuidados a idosos que incluem capítulos como: atividade física, nutrição, voluntariado, educação, treino de memória e melhores práticas que foram implementadas em 5 países envolvidos no projeto. O guia centrou-se nos aspetos mais importantes da vida dos idosos e inclui conselhos, dicas e hábitos adequados,
- Vídeos sobre comunicação com idosos e atividade física,
- Evento de formação conjunta de pessoal a curto prazo para os empregados desenvolverem as suas competências no trabalho com os mais velhos,
- Informação, promoção e divulgação de atividades e resultados do projeto.
Os parceiros completaram todas as atividades pré-definidas na candidatura. Alcançaram todos os objetivos pré-definidos e resultados do projeto com referência a grupos alvo chave. Os parceiros alcançaram resultados, entre outros: criação de um guia de boas práticas, gravação de vídeo tutoriais, receção de certificados EUROPASS, estabelecimento de cooperação transnacional, aquisição de novas competências no domínio dos cuidados a idosos pelos empregados, aumento das competências profissionais dos empregados, aumento das competências linguísticas, aquisição de competências de comunicação, inclusão social dos idosos, aumento da mobilidade dos empregados, aumento do conhecimento e experiência da equipa de gestão, aumento da qualidade da oferta para idosos.
O projeto teve um impacto significativo nos participantes, grupos-alvo, bem como nas instituições diretamente envolvidas no projeto e nas instituições ativas no ambiente dos idosos a nível local, regional, nacional e internacional. Este impacto é visível principalmente no acesso ao conhecimento, educadores e gestores qualificados que implementaram métodos desenvolvidos de trabalho com seniores. Todos os outros interessados puderam utilizar o guia de boas práticas e vídeos tutoriais, mas também trocar experiências para enriquecer as competências de trabalho e depois divulgar os resultados do projeto. Graças a esse impacto do projeto, o pessoal das instituições que operam no domínio da terceira idade ganhou novas competências e melhorou a qualidade do trabalho. Os seniores compreenderam a essência de levar um estilo de vida saudável, juntando-se à vida social, mas acima de tudo sentiram um apoio e compreensão mais profundos por parte das pessoas que os rodeavam. Isto contribuirá grandemente para um envelhecimento saudável e, espera-se, encorajará os seniores a permanecerem envolvidos num estilo de vida saudável. Todas as organizações participantes melhoraram significativamente a qualidade do trabalho com idosos, adquiriram novos conhecimentos e experiência, mas também estabeleceram uma cooperação transnacional, e tudo isto terá um grande impacto na qualidade e diversidade dos programas que irão oferecer aos idosos no futuro. A parceria transnacional contribuiu também para a promoção das instituições dos parceiros, mas sobretudo para promover cidades, regiões e países que possam ter uma presença internacional.
Início:01/11/2018
Fim: 30/04/2020
Coordenador:
- GDYNSKIE CENTRUM SPORTU (Polónia)
Parceiros:
- MUNICIPIO DE LOUSADA (Portugal)
- LJUDSKA UNIVERZA, ZAVOD ZA IZOBRAZEVANJE IN KULTURO, ROGASKA SLATINA (Eslovénia)
- ASOCIATIA GRUPUL DE ACTIUNE LOCALANAPOCA POROLISSUM (Roménia)
- FOLKUNIVERSITETET STIFTELSEN VID LUNDS UNIVERSITET (Suécia)
- Stowarzyszenie Promocji Zdrowego Stylu Zycia "Jestem Wazny" /Polónia)
Website: https://goal-erasmusplus.eu/
Facebook: https://www.facebook.com/goalerasmusplus